Últimas Notícias

"Duelos da TV" #7- "Portugal em Festa" vs. "Somos Portugal"


"Portugal em Festa" é um programa que mostra as melhores festas e rumarias feitas no nosso país. "Somos Portugal", o formato que nos dá musica aos domingos e faz a festa em qualquer ponto do país. Está completa a apresentação dos "fortes" desta terça-feira.

PORTUGAL EM FESTA

Nome típico de um programa pimba dos domingos à tarde. Não gosto da musica de abertura do programa, nem das figuras portuguesas que lá aparecem.

Gosto da Rita Ferro Rodrigues e acho que faz uma excelente dupla com o João Baião. Mas ficam "mal" neste formato, onde os apresentadores só dizem o 760 e apresentam as chouriças. Quanto ao Zé Manel, tenho a dizer que é uma surpresa positiva.

Este é daqueles programas que simplesmente não devia existir. Ainda por cima, concorre com outro semelhante. Pensaria a SIC que existe assim tantos "fãs" de pimba?

Se o canal optasse por apresentar realmente a localidade onde está, fazendo umas reportagens a sitios históricos, falando com a população, ai sim, seria um "Portugal em Festa". Agora assim, só musicas pimba (ainda por cima sempre as mesmas!).

As audiências não são boas, mas são merecidas. Penso que seria bom a SIC voltar aos grandes filmes, porque assim não vai longe.

SOMOS PORTUGAL

Desde que o programa mudou de grafismo que só me faz lembrar o inicio dos desenhos animados. Aqueles peixinhos lá em baixo, que má escolha!

O Nuno Éiro, a Mónica Jardim e a Isabel Silva são os meus apresentadores preferidos. Apesar do fraco conteúdo do formato, eles conseguem-nos animar. O Manuel Melo, apesar de às vezes roçar o ridiculo, também é engraçado e faz boas reportagens. Acho que conseguiu tornar-se numa peça fundamental do programa.

Acho que este é um programa muito seco e sem a mínima piada, como o "Portugal em Festa". Mas não só muito contra a sua existência. Justifico isso com o facto de ter chegado num horário onde a concorrência emitia filmes. Ou seja, enquanto a RTP1 e a SIC transmitiam conteúdos mais jovens, a TVI tentou "pescar" população mais idosa.

O "Somos Portugal" surpreende-me. Tem resultados muito bons e lidera o horário. Apesar disso, já se nota algum desgaste.

A MINHA PONTUAÇÃO
"Portugal em Festa"- 3 pontos
"Somos Portugal"- 6 pontos

Por: Marco Filipe