Últimas Notícias

"Dá que Falar" #8- Rodrigo Guedes de Carvalho e o plágio


Foi há poucas semanas que o jornalista da SIC usou a sua coluna de opinião na revista do grupo do canal onde trabalhar, a "TV Mais", para se atirar contra a RTP.

Acusou o canal público de plagiar a SIC na promoção das suas reportagens.

Ora bem, a RTP usou as palavras que entendeu usar nas promoções das suas grandes reportagens, sabendo que, ninguém é dono das palavras. Nem as palavras estão registadas na SPA (Sociedade Portuguesa de Autores).

Se plágio tivesse havido, também a SIC teria de ser acusada de vários plágios, como por exemplo: "Grande Reportagem" e "Jornal das 9" já foram marcas da RTP noutros tempos, logo, também isto é plágio, caro Rodrigo Guedes de Carvalho! Seria plágio se a estação pública de televisão tivesse registado estes nomes, assim com toda a certeza que seria.

Admira-me muito um jornalista como o Rodrigo Guedes de Carvalho escrever um artigo de opinião sobre plágio. 


Quando se acaba de ler o artigo, conclue-se o seguinte: o jornalista da SIC não sabe o significado da palavra "plágio", e isso é grave.

Se ele escreve só por escrever, só por criticar, só para dizer mal, só para deitar abaixo, sinceramente, chego a outra conclusão: ele também não sabe o que significa ser jornalista, uma vez que o trabalho de jornalista, como todos nós sabemos, é noticiar a verdade e não mais que isso. 


Uma excelente semana a todos! Até ao próximo domingo.

Por: Rui Miguel