Últimas Notícias

"Duelos da TV" #5- "Os Nossos Dias" vs. "Flor do Mar"


"Os Nossos Dias", a novela portuguesa que apresenta situações bem familiares de todos nós. A guerra entre irmãos é o foco de "Flor do Mar". É assim que se apresentam os "grandes" desta semana.

OS NOSSOS DIAS

O nome encaixa na perfeição. É uma trama com histórias bem familiares dos dias de hoje.
Sinceramente não acho graça ao logotipo, é muito grande e nada apelativo.

A Anabela Teixeira, a Sofia Arruda e a pequena Sara Mestre são sem dúvida os destaques desta novela. Realço também o núcleo cómico, formado por Sandra Faleiro, Ana Guiomar, Miguel Costa e Rui Mello e Joaquim Nicolau.

A novela centra-se no desemprego, na emigração, enfim, nos problemas que vivemos atualmente. Acho que "Os Nossos Dias" consegue ilustrar bem essas situações e às vezes até ajuda quem as vive na vida real, nem que seja por mostrar outra forma de encarar a situação.

Chegou como uma trama de «longa duração», mas acho que o seu tempo de glória já terminou. Acho que o canal público deve fechar a história e iniciar a produção de uma nova novela para o horário. Destaco positivamente a banda sonora, que é quase na totalidade composta por musica portuguesa.

"Os Nossos Dias" concorre com o final dos informativos das privadas. Acho os números merecidos quando ficam acima dos 20% de share. 

FLOR DO MAR

Acho um nome originial, que se relaciona muito com a história. Já o logotipo, penso que é um pouco
simples de mais, tal como o d' "Os Nossos Dias".

É para mim uma das novelas com o elenco mais bem composto. Gosto de todos. Sabem trabalhar e dão muita veracidade às suas personagens.

O "prato" principal de "Flor do Mar" é a guerra entre os irmãos Alfredo (Nicolau Breyner), Eduardo (Nuno Homem de Sá) e Gaspar (Rogério Samora). É sempre um assunto interessante e que acontece com mais frequência do que pensamos.

Esta trama tem como cénario principal a ilha da Madeira. Foi muito bem escolhido, porque é uma "peróla" de Portugal e não tem muito destaque nas novelas.

Não consegui perceber muito bem os números de "Flor do Mar". Acho que merecia mais, também pelo trabalho da equipa.

A MINHA PONTUAÇÃO (0-10)
"Os Nossos Dias"- 8 pontos
"Flor do Mar"- 7 pontos

Por: Marco Filipe