Últimas Notícias

"Dá que Falar" #3- Crise na TVI: Assim não Zé!


Há muito que se sabe do mau ambiente que paira na redacção de jornalistas da TVI, desde a chegada da dupla vinda da RTP Judite Sousa/José Alberto Carvalho.

Os problemas começaram com Judite Sousa e tiveram uma visibilidade maior quando uma reportagem da Ana Leal foi barrada no "Jornal das 8" pela Directora-Adjunta da TVI. A reportagem visava Fernando Seara, na altura ainda marido de Judite Sousa.

Agora, nos últimos dias, o caso tem tomado novas proporções. Há vários jornalistas que acusam José Alberto Carvalho de os maltratar, entre eles Conceição Queiroz e Ana Leal.

A solução dos jornalistas que se queixaram da atitude de José Alberto Carvalho foi a de terem que colocar baixa médica, com receios de retaliações por parte da Direcção de Informação. Mas, numa acta que data dos finais de junho deste ano, o director de informação da TVI colocou em causa algumas baixas aprresentadas por alguns jornalistas da estação.

Segundo consegui saber, a redacção está um caos, onde a força que Judite Sousa tanto procurava para recuperar da morte do seu único filho está longe de aparecer.

Já na RTP, José Alberto Carvalho teve algumas polémicas, uma das quais que envolveram os jornalistas da estação pública, Cecília Carmo e João Pedro Mendonça.

A relação com Judite Sousa na TVI também não é a melhor, uma vez que são conhecidas as várias discussões e o mau ambiente entre José Alberto Carvalho e a jornalista. A morte do filho veio apaziguar as coisas entre eles mas, no entanto, os problemas na redação regressaram em força e sem solução à vista.

José Alberto Carvalho remete-se ao silêncio e não fala sobre esta crise na informação da TVI.

O problema é grave, isso já se percebeu. A solução há para todos os gostos:

1) Ou José Alberto Carvalho pede a demissão
2) Ou instauram-se processos disciplinares aos jornalistas, desde que haja fundamento para isso
3) Ou a administração coloca-se ao lado de José Alberto Carvalho
4) Ou fica tudo na mesma e deixa-se ir o barco até se afundar

Um bom líder já tinha arrumado toda esta polémica a um canto ... mas nem todos têm uma liderança como Emídio Rangel ou José Eduardo Moniz.

Assim não Zé... Assim não!


Até à próxima! :)

Por: Rui Miguel