Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #1- "Você na TV!"- 10 Anos de Sucesso


Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha animam as manhãs dos portugueses desde 2004. Neste programa todos os temas da atualidade tem destaque. "Você na TV!" é líder de audiências desde 2009 e, em 10 anos de programa, 5 foram de liderança absoluta. Os espetadores surgiram, depois de uma longa batalha onde a SIC reinava com Fátima Lopes ao comando dos formatos "SIC 10 Horas" e, mais tarde, "Fátima". Desde então, foram poucas as vezes que o formato da TVI perdeu para a concorrência.

A fórmula para o sucesso do programa está precisamente nos apresentadores. Para além da excelente dupla que formam, são divertidos, imprevisíveis e não tem papas na língua em relação a qualquer assunto. Seja no momento em que anunciam o passatempo para casa de uma forma leve e divertida, quando dançam ao som das músicas portuguesas que por ali passam, nas rubricas do programa (umas mais sérias, outras bem mais descontraídas) ou nos relatos de vida emocionantes. Espontaneidade, verdade, cumplicidade e vontade de fazer mais e melhor: assim se pode caracterizar a dupla de maior sucesso da televisão nacional atualmente.

Ao fator "dupla-maravilha", junta-se o facto de a TVI ter sabido renovar e ajustar o formato ao longo do tempo, indo ao encontro do que o público procura. "Você na TV!" está num caminho contrário ao da "Praça da Alegria", que foi perdendo o seu ADN ao longo dos anos até ao seu cancelamento. No caso do "Você na TV", basta a TVI querer, e este pode continuar a ser o líder no seu horário durante muito tempo. Sobretudo porque o programa já tem grande parte do público fidelizado e muito dificilmente este "mudará de canal". A prova está nas mudanças pelas quais a SIC e a RTP1 já passaram nas manhãs e que nunca conseguiram impor-se.

Há relativamente pouco tempo, "Queridas Manhãs" mexeu com "Você na TV!". João Paulo Rodrigues, o rapaz que cresceu na RTP e se tornou uma estrela na TVI, chegou à SIC com o intuito de subir os resultados nas manhãs. Juntou-se a Júlia Pinheiro e formou uma dupla que, à primeira vista, poderia parecer bastante improvável. E conseguiu, subiu, discretamente, os valores obtidos pela SIC. Mas com o passar do tempo, o programa do quarto canal recuperou o (pouco) público perdido e mostrou a sua força. O "Agora Nós", estreado há 1 semana, ainda não conseguiu sequer incomodar a TVI. 

Na primeira emissão Manuel Luís Goucha explicou o nome do programa. Um formato onde "você" (o espetador) poderia estar dentro da televisão. Seriam as pessoas que assistiam ao programa que seriam os protagonistas. É engraçado recordar que numa primeira fase do programa, víamos Manuel Luís Goucha, com o seu trabalho reconhecido junto do público a deixar uma tímida Cristina Ferreira brilhar ao seu lado.

O programa não tinha momentos musicais, não tinha metade do ritmo que tem atualmente. Tudo isso mudou. Mas os protagonistas do programa continuam a ser os mesmos: não são os apresentadores, mas sim quem os vê. Seja presencialmente com as suas histórias de vida, nos momentos caricatos por telefone, ou simplesmente na confiança depositada e que permite o sucesso do programa. Todos estes fatores definem o bom trabalho de todos os profissionais envolvidos no "Você na TV!". Trabalho esse que, esperamos todos nós, continue a ser visto por muitos e bons anos. Mais 10, pelo menos.

Por: Marco Filipe
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"