Últimas Notícias

"Duelos da TV" #1- "Mar Salgado" vs. "Jardins Proibidos"


"Mar Salgado", uma novela cheia de esperança e emoção, e "Jardins Proibidos" a trama que promete mexer novamente com a vida dos protagonistas. É assim que os "grandes" desta semana se apresentam.

MAR SALGADO

Quando ficou oficial o nome da novela não gostei muito. Acho que "Lágrimas de Sal" ficaria melhor. Apesar disso, e com a apresentação do logotipo (que gostei), começei a "simpatizar" com a escolha do canal 3.

Quanto às personagens, gostei da escolha dos protagonistas, principalmente da Margarida Vila-Nova e do Ricardo Pereira, pois não os via há algum tempo numa novela. Em geral, o elenco é muito bom.

A história principal de "Mar Salgado" não é novidade, uma mãe que procura os filhos desaparecidos. Isso já foi tema para muitas novelas. Mas acho que a autora, a Inês Gomes, conseguiu dar um toque diferente à novela, e é isso que a torna especial.

A trama da SIC apresenta diálogos muito bons, que não nos fazem mudar de canal por serem secantes e não acrescentarem nada à história. Também realçar a banda sonora e as paisagens que são mostradas ao longo dos episódios.

Ao fim de alguns episódios é possível concluir que "Mar Salgado" já agarrou os espectadores e tem feito um percurso muito bom, liderando as audiências.

JARDINS PROIBIDOS

O nome não é novidade, já todos o conhecemos e ainda bem. Quando se falou que a TVI podia mudar o nome do original, não achei boa ideia, não faria sentido, pois quem não sabia da sequela e quem não viu a novela em 2000, muito dificilmente associaria a "Jardins Proibidos".

Este logotipo é a "modernização" do original. Gostei da ideia, mas sinceramente, havia melhores tipos de letra. O logotipo fica mal no écra quando a trama está no ar.

Vera Kolodzig e Pedro Granger continuam a protagonizar, gosto do trabalho que estão a fazer, pois conseguiram manter o "ADN" das suas personagens. O mesmo se aplica ao elenco que transitou para 2014. Das novas personagens, destaco Vítor Silva Costa (Alfonso) e Filipa Maia (Mónica).

Sinceramente ainda não percebi a história principal da sequela. Acho que o objetivo é "apenas" mexer com o destino das personagens. Mas do que vi até agora agostei.

"Jardins Proibidos" foi a primeira novela em Portugal a ter uma sequela. Aqui, a TVI inovou e está de parabéns.

Acho que ao fazer esta trama, a TVI se fiô muito no sucesso de 2000 e pensou que o público ia ver a novela porque antes dá a "Casa dos Segredos", por isso não deu o seu melhor. Há cenas em que nem uma palavra se aproveita, não acrescenta nada à história. Para mim, esta sequela só deveria ter acontecido em 2015, ao menos já tinham a protagonista a "gás inteiro".

Começou bem, mas ao longo do tempo tem perdido público. Acho que a novela está mesmo a precisar de alterações. Que venham e façam efeito. Tenho pena dos maus resultados, pois os atores esforçam-se e mereciam ver o seu trabalho mais bem reconhecido. Vamos ver daqui para a frente.

A MINHA PONTUAÇÃO (0-10)
"Mar Salgado"- 8 pontos
"Jardins Proibidos"- 6 pontos

Por: Marco Filipe